Já é claro para as empresas que a inovação deve fazer parte da estratégia de toda e qualquer organização que queira se manter competitiva e atrativa no mercado. Porém, ainda é comum a falta de alinhamento na combinação dessas duas frentes, gerando um dos principais gargalos quando falamos de inovação: despriorização.
Além disso, a premissa de assumir riscos e falhas, transmite a mensagem de que qualquer ideia é boa e deve ser executada. Existem muitas aspas nessa afirmação. Inovação é sim assumir riscos, e falhas irão acontecer. Porém, ter uma direção clara e sustentada pela estratégia da organização, ajuda as empresas a não investirem em ideias ruins: sim, elas existem.
Estratégia de inovação
A estratégia de inovação é peça fundamental para evitar que a inovação seja vista como distração, e que os recursos sejam aplicados em boas ideias. Assim como os grandes investidores em VCs do mercado, que especificam os tipos de startups e mercados que irão investir – com base em tendências e comportamento de mercado – a inovação corporativa precisa de uma estratégia clara e concisa, e ela é construída por dois pilares principais: teses de inovação e portfólio de inovação.
A construção da sua estratégia de inovação começa pelo diagnóstico interno, ou seja, análise do modelo de negócio atual da empresa, e externo, a partir de estudo e priorização das macro e micro tendências dentro do segmento da organização.
Veja também > Quase metade das empresas não gera resultados por falta de governança.
Diagnóstico do Negócio e Teses de Inovação
Então, para compreender os próximos passos da sua empresa, é fundamental que você tenha um diagnóstico preciso do seu modelo atual de negócios além do comportamento do mercado em que você atua. Nesse sentido, identificar os principais gaps do seu negócio, ajuda a conectar os projetos de inovação que irão atuar diretamente na solução desses problemas.
Em seguida, é necessário mapear as principais tendências, forças de mercado, forças da indústria e forças macroeconômicas que afetam diretamente o seu modelo de negócios. Todos esses dados servirão como parte da construção das suas teses de inovação.
As teses de inovação oferecem diversos caminhos para a empresa inovar: mudanças em seu modelo de negócios atual, introdução de novos produtos em mercados adjacentes ou apresentação de ideias transformadoras.
Portfólio de Inovação
Com as teses de inovação em mãos, parte da estratégia de inovação consiste em determinarmos quais projetos vamos executar, ou seja, construir o seu portfólio de inovação. Sendo assim, é necessário criar processos específicos para coletar e avaliar as ideias de inovação. Nesse sentido, podemos fazer isso por meio de sugestões dos colaboradores, pesquisa de mercado, parcerias com startups ou outras fontes de inovação.
A avaliação das ideias precisa seguir critérios específicos e que se moldam de acordo com a realidade de cada empresa, alguns deles são: viabilidade técnica, potencial de mercado, alinhamento com a estratégia da empresa e recursos necessários. Logo após, com as ideias em mãos, 4 passos são importantes para garantir a definição da estratégia de inovação.
- Priorizar os projetos: Considere fatores como impacto estratégico, retorno sobre o investimento, riscos, recursos disponíveis e capacidade de execução.
- Alocar recursos: Determine os recursos necessários para cada projeto e aloque-os de forma adequada. Isso inclui recursos financeiros, equipes multidisciplinares, tempo e infraestrutura.
- Gerenciar o portfólio: estabeleça um sistema de gerenciamento que permita acompanhar o progresso, o desempenho e o impacto de cada projeto, as chamadas esteiras de inovação. Determine as principais etapas de evolução da nova solução e os investimentos necessários.
- Acompanhe os indicadores: Crie uma contabilidade específica para os projetos de inovação. Não espere que os seus projetos tragam retorno financeiro no curto prazo.
Executando a estratégia de inovação
Finalmente, criar e executar uma estratégia de inovação demanda tempo, dedicação e pessoas alocadas para cumprir esse objetivo. Diversos obstáculos irão aparecer e precisam ser superados para que a inovação aconteça e corra junto à estratégia da empresa, elencamos algumas dessas dificuldades:
- Resistência interna: os primeiros passos para construir uma estratégia de inovação é a mudança de mindset do time. A implementação de uma mudança cultural é necessária.
- Burocracia: Estruturas muito hierarquizadas, baixa autonomia e alinhamento entre o time são grandes vilões da execução de uma estratégia de inovação. Influenciam diretamente nos processos ágeis e na tomada de decisão dos times.
- Cultura Tradicional: Executar projetos de inovação a partir de métodos tradicionais de gestão são os principais erros de execução da inovação. Projetos de alto risco precisam de uma capacidade de resposta rápida e mudanças de direção frente a desafios ou novas oportunidades.
- Recursos limitados: A alocação de recursos para projetos inovadores pode ser desafiadora, especialmente quando há uma competição por investimentos em iniciativas já estabelecidas.
- Competição interna: Em grandes empresas, diferentes unidades de negócios podem competir por recursos e atenção da alta administração. O que pode levar a uma falta de cooperação e colaboração na implementação de uma estratégia de inovação unificada.
A ACE Cortex conta com uma metodologia exclusiva e um time formado por empreendedores e especialistas para direcionar seus negócios rumo ao futuro. Das metodologias ágeis ao Corporate Venture, a ACE Cortex é a sua parceira ideal na jornada de transformação. Fale com um de nossos especialistas!
Por Mateus Arruda, Innovation Specialty Leader em ACE Cortex.