Escrito por Kim Silvestre, Head of Project Portfolio Management em ACE Cortex
Falar sobre orçamento para inovação é falar sobre o momento da sua empresa e o mercado onde você atua, já que decidir quais tecnologias emergentes valem o investimento ou quais apostas são as mais importantes deve ser parte de uma estratégia holística que concilia riscos com necessidade de faturamento. Nesse sentido, o primeiro passo é identificar onde está sua empresa, já que dependendo do cenário econômico, tipo de produto e resultados, entenderemos se ela estará pronta para atacar o mercado ou para se defender do mercado!
Estratégia de ataque versus defesa
Em primeiro lugar, se olharmos o cenário do Covid-19, podemos exemplificar como agir e quais variáveis precisamos analisar.
O eixo y representa o problema e como ele se comporta, do mesmo modo, o eixo x representa o impacto desse problema na organização, geralmente de forma financeira. Essa matriz é importante para vermos que nem toda disrupção/crise gera o mesmo efeito sob as organizações.
Empresas do setor de saúde ficaram dentro do primeiro quadrante (POSITIVO) e reforçaram seus investimentos, bem como o controle da pandemia também ajudou a direcionar o montante a ser investido. Por outro lado, bares e restaurantes se enquadraram no terceiro quadrante (GRAVE) e, em geral, pivotaram o modelo de negócios aderindo ao delivery, enquanto casas de shows tiveram de encerrar seus negócios (CATASTRÓFICO).
Identificar onde sua corporação está dentro desse cenário é o primeiro passo para entender onde e quanto aplicar de investimento. A rede de fast foods McDonald’s é um outro exemplo de empresa que está numa posição de defesa. Redes de hambúrgueres artesanais e até mesmo o crescente número de adeptos ao veganismo, fizeram com que a rede pensasse outras alternativas, como a linha Signature e o rebranding das lojas. O grande ponto é: a resposta veio após a mudança do mercado, ou seja, a estratégia foi se defender, melhorar a posição competitiva e encontrar novas formas de crescimento.
Passo a passo para definir o investimento
Listamos 5 passos para garantir que seu orçamento esteja de fato no lugar certo:
- Conheça sua empresa e seu mercado, entenda o que você faz bem e construa uma estratégia
Primeiramente, você precisa identificar seu mercado e o que te diferencia e, a partir daí, construir uma tese de inovação. Para isso você deve analisar os seguintes pontos:
Forças da sua indústria
- Quem são os maiores concorrentes? Quais suas vantagens ou desvantagens?
- Quem são os novos entrantes e startups? Quem está investindo nelas?
- Que produto/serviço pode nos substituir?
- Há algum novo modelo de negócio em expansão?
Principais tendências
- Quais as novas tecnologias e seus impactos?
- Existe alguma tendência demográfica que pode nos impactar? Qual?
- Há algum movimento regulatório nacional ou internacional dentro desse setor? Quais seus impactos?
- Quais as forças culturais e sociais que impactam nosso negócio? Como as novas gerações se comportam diante delas?
Forças do mercado
- Quais os principais segmentos de clientes?
- Quais as maiores insatisfações dos clientes?
- Qual o problema o cliente quer resolver? Existem outras formas de resolver o problema?
- Quais nossas margens e quão disposto o cliente está para pagar pelo produto/serviço?
Forças do macroeconômicas
- Quão fácil é para obter investimentos no seu setor?
- O mercado global está em recessão ou crescimento?
- Como está o mercado de commodities?
- Onde estão concentrados os investimentos de venture capitals? E private equities?
Após o mapeamento defina sua estratégia, onde irá atuar, quais áreas serão cortadas ou passarão por processos de eficiência e produtividade e quais novos investimentos serão feitos, dividindo-os em zonas transformação. Ou seja, aqueles onde há mais certeza sobre o ROI e zonas de incubação, aqueles onde estamos trabalhando com hipóteses. No geral, uma empresa precisa possuir vários projetos em incubação e apenas um em transformação.
- Separe uma linha de investimento baseado na estratégia e mantenha essa linha apartada e protegida
Dimensione através de projeções o montante para 1, 3 e 5 anos para cada tipo de projeto. Além disso, é importante que o dimensionamento contemple os investimentos em headcount e até possíveis compras de outras empresas e startups.
Mantenha essa linha de budget dentro do controle de um comitê específico, garanta que haverá investimentos por, pelo menos, 5 anos dentro do plano, caso contrário corte iniciativas e revise seu plano. Idealmente, crie fundos específicos para administrá-lo para que a linha não seja parte do resultado financeiro da empresa, já que se houverem mudanças bruscas de cenário, ela será a primeira a ser cortada.
- Construa um mecanismo de investimento e desinvestimento interno
A lógica básica de investimento é diluir o montante total em várias iniciativas e, a medida que as iniciativas dão resultados, se investe mais. Aplicar isso na sua estratégia é essencial, já que uma das maiores falhas no processo de inovação são iniciativas cruas e sem validação recebendo aportes milionários, focando na solução criada e não o problema que está sendo resolvido.
Nesse sentido, um método muito eficaz são os stage-gates, ele delimita um processo por onde todas as iniciativas devem passar e, à medida que evoluem e provam seu resultado, libera mais investimento.
- Conheça e entenda sua capacidade de execução e se precisa de apoio externo
Outra falha é supor que possui o time correto e todas as peças para execução dos projetos sem de fato analisar seu desempenho. Para um bom resultado, correlacione suas áreas de projetos (PMO), P&D e inovação evitando sobreposições e somando forças para gerir os projetos estratégicos da companhia.
Acompanhe métricas de desempenho dos times, como taxa de sucesso, velocidade dentro dos estágios e assertividade dos dados e testes. Bem como é imprescindível saber se seus times de execução estão no papel correto, possuem as habilidades necessárias para cada projeto e se conseguem entregar valor. Além disso, monitore o capacity e dedicação das pessoas, em início de projetos é possível ter times mais dinâmicos e que podem executar diversas coisas simultaneamente, mas a partir de alguns estágios o foco é crucial para o sucesso. Algumas expertises precisam ser externas para garantir qualidade e velocidade, por isso trabalhar em parceria com outras empresas pode ser fundamental.
- Monitore constantemente os resultados e mantenha decisões estratégicas num fórum dedicado
Faça uma boa gestão do seu portfólio, compreenda as métricas, entenda a qualidade da execução, se o plano traçado segue fazendo sentido e se está sendo executado corretamente. Portanto, construa um comitê específico que irá analisar de forma recorrente e tomar decisões de investimento, desinvestimento, ajuste de rotas e time.
Um bom comitê ignora posições e questões políticas e corporativas, por isso ele é construído fora dos rituais normais da companhia e envolta do fundo ou área, tendo autonomia sobre suas decisões e de preferência com membros externos que equilibram a visão.
Seguindo os passos e criando uma estratégia, seu orçamento de inovação não só será protegido como surtirá efeitos para a companhia. O mais importante é que o orçamento da inovação seja uma estratégia da empresa e não apenas de uma área, e mais do que isso também é necessário o comprometimento com resultado para que as iniciativas evoluam e se tornem o futuro da empresa.
Gostou do conteúdo? Confira o episódio Growthaholics que fala sobre comitês de inovação nas empresas, está sensacional!