Impulsionando resultados e competitividade
Quando falamos em inovação, sempre remetemos à tecnologia, oportunidades disruptivas, robôs, IA, certo? Mas você sabia que a inovação pode – e deve – fazer parte das áreas core de uma empresa, como vendas, comercial e marketing?
A área comercial, por exemplo, é um coração pulsante de uma companhia e inovar nesta área pode ser crucial para a companhia se manter competitiva em um mercado em constante evolução.
Antes de tudo: Quando foi a última vez que você reavaliou o processo comercial da sua área? Quando analisou a performance do seu time e identificou oportunidades de ajustes? Quando você analisou a jornada de compra do seu cliente e identificou que o seu processo é condizente às necessidades dele?
Ou seja, entender o processo atual, identificar pontos que não estão contribuindo para a performance, acompanhar as métricas ao longo de todo o funil e encontrar soluções inovadoras para resolver estes pontos é fundamental e pode contribuir (e muito) para os resultados do setor.
Revisão do modelo comercial e dos processos da área
Primeiramente, entenda toda a jornada e busque melhorias constantes, confira a seguir alguns exemplos de inovação que podem ser implementadas nas áreas core do negócio.
Automação de processos da área comercial
Primeiramente, utilize tecnologias e sistemas automatizados para simplificar e agilizar tarefas comerciais, como gestão de estoque, atendimento ao cliente, processamento de pedidos e faturamento. Isso pode liberar tempo para os colaboradores se concentrarem em atividades estratégicas e de relacionamento com o cliente.
Análise de dados e métricas de desempenho
Utilize ferramentas de análise de dados para monitorar e medir o desempenho das atividades comerciais (funil de vendas). Ou seja, ajudará a identificar áreas de melhoria, medir o ROI (retorno sobre investimento) das estratégias adotadas e tomar decisões baseadas em dados concretos.
Inteligência artificial no Comercial
Implemente soluções baseadas em IA e machine learning para análise de dados, previsão de vendas, personalização de ofertas, recomendação de produtos/serviços e atendimento ao cliente. Essas tecnologias podem ajudar a entender melhor os clientes, identificar oportunidades de vendas e melhorar a experiência geral do cliente.
Vendas online e e-commerce
Expanda sua presença online e crie uma plataforma de e-commerce para permitir que os clientes comprem seus produtos/serviços de forma conveniente. Portanto, invista em uma interface amigável, segurança de pagamento e recursos de personalização para proporcionar uma experiência de compra excepcional, abrindo novas possibilidades de canais.
Personalização da experiência do cliente
Invista em estratégias de personalização para oferecer aos clientes uma experiência única e sob medida. Assim, utilize dados de compra, preferências e comportamento do cliente para oferecer recomendações personalizadas, comunicações direcionadas e ofertas especiais.
Colaboração remota e ferramentas de comunicação
Implemente ferramentas de colaboração remota, como videoconferência, chat e compartilhamento de documentos, para facilitar a comunicação e o trabalho em equipe, especialmente se a sua equipe de vendas estiver espalhada geograficamente. Isso permitirá que a equipe comercial se mantenha conectada, bem como compartilhar informações e tomar decisões de forma mais ágil.
Implemente ciclos de experimentação e melhorias constantes
Implemente pequenos testes e experimentos na área para identificar práticas mais eficazes e entender o que funciona para o seu time, por exemplo, o que gera maior resultado e potencializa a performance.
Finalizando
Por fim, essas são apenas algumas ideias para inovação na área comercial de uma empresa. Afinal, cada organização é única e é importante identificar quais iniciativas são mais adequadas ao seu setor, mercado e público-alvo.
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Por Jana Marques, Innovation Specialty Leader de Marketing, Growth & Sales aqui em ACE Cortex.